Historial da ELA

• 1988/89 - Surge a ideia da construção de um pequeno aquário público na praia da Aguda. A proposta é apresentada pelo Prof. Doutor Mike Weber do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) do Universidade do Porto ao então Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de gaia (CMG), Sr. Coronel Pinto Simões.
  • 1990/91- A ideia é reformulada, surgindo o projecto "ELA", Estação Litoral da Aguda, desenhado pelo arquitecto portuense João Paulo Peixoto em colaboração com Mike Weber.
  • 1992- A Direcção Geral dos Portos de Lisboa autoriza o projecto com a condição da Câmara Municipal de Gaia se responsabilizar pela sua proteção, uma vez que a praia da Aguda é considerada uma zona de risco de erosão.
  • 1993- Inicia-se a construção do edifício. A obra avança rapidamente e, após um ano, a estrutura está concluída.
  • 1996- São instalados os primeiros aquários no edifício.
  • 1997- Celebra-se o protocolo de colaboração sobre a Estação Litoral da Aguda entre a CMG, presidida pelo Sr. Heitor Carvalheiras e o ICBAS, representado pela Profª. Doutora Corália Vicente, Prof. Doutor Nuno Grande e Prof. Doutor Luís Baldaia, na presença do Magnífico Reitor da UP, Prof. Doutor Alberto Amaral.
      • É proposta e aprovada a constituição e estatutos da Fundação ELA, por iniciativa do vereador do Ambiente e Turismo, Dr. Lício Correia e, posteriormente, também pela Assembleia Municipal. O seu primeiro Conselho de Administração é constituído pelo seu Presidente, Dr. Lício Correia, pelo vereador Dr. Francisco Barbosa da Costa e pelo Prof. Doutor Mike Weber.
      • No dia 21 de Novembro, a Estação Litoral da Aguda é oficialmente inaugurada mas as obras ainda não terminaram.
  • 1998- Inicia-se a decoração dos aquários e das vitrinas no Museu das Pescas.
      • Ocorre a escritura dos estatutos da Fundação ELA.
      • O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Filipe Menezes, nomeia o segundo Conselho de Administração que é constituído pelo seu Presidente, o Vereador do Ambiente Dr. Delfim Sousa, pelo Vereador da Cultura e Turismo Dr. Francisco Barbosa da Costa e pelo Director da Estação Litoral da Aguda, Prof. Doutor Mike Weber.
  • 1999- Na ELA, começam as aulas do Ensino Superior no âmbito do curso de Ciências do Meio Aquático do ICBAS.
      • No dia 1 de Julho, a Estação Litoral da Aguda abre finalmente as suas portas ao público, contando com 10.000 visitantes nos primeiros 70 dias.
  • 2000- É batizada a bateira "ELA" que fica instalada em frente do edifício. É uma réplica dos primeiros barcos que pescaram na praia da Aguda.
  • 2002- O terceiro Conselho de Administração é constituído pelo seu Presidente, o Vereador do Ambiente, Prof. Doutor Poças Martins, pelo Vereador do Turismo, António Barbosa e pelo Director da Estação Litoral da Aguda, Prof. Doutor Mike Weber.
  • 2004- No dia 1 de Julho de 2004, no 5º aniversário da abertura ao público, registam-se 150.000 visitantes.
      • O Vereador do Ambiente, Firmino Pereira, é nomeado como Presidente do Conselho de Administração.
      • A ELA é classificada, entre 30 instituições do género, como o melhor “Jardim Zoológico” de Portugal, pela Direcção Geral de Veterinária, pelo Instituto de Conservação da Natureza e pelo Euro Grupo de Bem-Estar-Animal.
  • 2005- O quinto Conselho de Administração é constituído pelo seu Presidente, o Vereador do Ambiente, Sr. Mário Fontemanha, pelo Vereador António Barbosa e pelo Director da Estação Litoral da Aguda, Prof. Doutor Mike Weber.
  • 2008 - A CMG delibera conferir a medalha de mérito cultural e científico, classe ouro, ao director da ELA, Prof. Doutor Mike Weber, pelos notáveis serviços prestados à comunidade piscatória da Aguda.
  • 2009 - 10º aniversário da Estação Litoral da Aguda, celebrado a 1 de Julho.
  • 2010- O sexto Conselho de Administração é constituído pela sua Presidente, a Vereadora do Ambiente, Eng.ª Mercês Ferreira, pelo Vereador Mário Fontemanha e pelo Director da Estação Litoral da Aguda, Prof. Doutor Mike Weber.
  • 2013 - A CMG extingue Fundação ELA e a Estação Litoral da Aguda integra a empresa municipal ÁGUAS DE GAIA, EM., SA.
  • 2014 - 15º aniversário da Estação Litoral da Aguda, celebrado a 1 de Julho.
  • 2015 - No fim do ano, o número de visitantes chega aos 350.000.

ozio_gallery_nano
Ozio Gallery made with ❤ by joomla.it