Horários: 10.00 - 19.00 h (encerra das 13.00 às 14.00 h)

História

EVENTOS HISTÓRICOS

  • 1988 – Surge a ideia da construção de um pequeno aquário público na praia da Aguda. A proposta é apresentada pelo Prof. Doutor Mike Weber do ICBAS ao então Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia CMG, Coronel Pinto Simões.
  • 1990-91- A ideia é reformulada, surgindo o projeto ELA, a Estação Litoral da Aguda, desenhado pelo arquiteto portuense João Paulo Peixoto, em colaboração com Mike Weber.
  • 1992 – A Direção Geral dos Portos de Lisboa autoriza o projeto com a condição da CMG se responsabilizar pela sua proteção, uma vez que a praia da Aguda é considerada uma zona de risco de erosão.

Para a realização do projeto, a CMG lança um Concurso Público com o preço base de 144 491 360 Escudos.

  • 1993-95 – Decorre a construção do edifício, realizada pela empresa Orgel, Lda. do Porto.
  • 1997 – São instalados os primeiros aquários no edifício da ELA e é arranjado a zona exterior do edifício.

Celebra-se o protocolo de colaboração sobre a ELA entre a CMG, presidida pelo Sr. Heitor Carvalheiras, e o ICBAS, representado pela Profª. Doutora Corália Vicente, Prof. Doutor Nuno Grande e Prof. Doutor Luís Baldaia, na presença do Magnífico Reitor da UP, Prof. Doutor Alberto Amaral.

É proposta e aprovada a constituição e os estatutos da Fundação ELA, por iniciativa do Vereador do Ambiente e Turismo, Dr. Lício Correia e, posteriormente, também pela Assembleia Municipal.

O 1º Conselho de Administração é constituído pelo seu Presidente, Dr. Lício Correia, pelo Vereador Dr. Francisco Barbosa da Costa e pelo Director da ELA, Prof. Doutor Mike Weber.

  • 1998 – Ocorre a escritura oficial dos estatutos da Fundação ELA.

Iniciam-se a captação da água do mar e a decoração dos aquários e das vitrinas do Museu das Pescas.

Começa o Programa de Educação Ambiental no Litoral PEAL, sendo oficialmente inaugurado pelo Vereador do Ambiente e Turismo, Dr. Lício Correia.

O Presidente da CMG, Dr. Filipe Menezes, nomeia o 2º Conselho de Administração que é constituído pelo seu Presidente, o Vereador do Ambiente Dr. Delfim Sousa, pelo Vereador da Cultura e Turismo Dr. Francisco Barbosa da Costa e pelo Prof. Doutor Mike Weber.

  • 1999 – Aulas teóricas e práticas de Ecologia Marinha e Tecnologia Pesqueira são lecionadas na Estação pelo Mike Weber como parte do Curso de Ciências Ambientais Aquáticas do ICBAS.

No dia 1 de Julho, a ELA abre as suas portas ao público, contando com 10 000 visitantes nos primeiros 70 dias.

  • 2000 – No dia 25 de fevereiro é inaugurada a 1ª exposição com o tema «Bichos» do fotógrafo José Miguel Teles de Vila Nova de Gaia.

Em maio abre a 2ª exposição «Mar…tamorfoses», uma coleção de pinturas de óleo da Paula Dacosta e do Manuel António, ambos do Porto.

A bateira “ELA” é instalada em frente do edifício, uma réplica dos primeiros barcos que pescaram na praia da Aguda.

Mike Weber apresenta no 5º Congresso Internacional de Aquários no Mónaco uma comunicação oral sobre o novo Aquário da ELA.

Em outubro segue a exposição «A Ela na Imprensa», uma coleção de artigos publicados na imprensa diária.

  • 2001 – No dia 1 de outubro é celebrada na ELA a Inauguração oficial do Quebramar da Praia da Aguda, na presença do Primeiro-ministro Eng.º José Sócrates e do Presidente da CMG, Dr. Filipe Menezes.

Em novembro decorre na ELA a exposição «O Bolo da Mugiganga» e «Miniaturas Marinhas», uma coleção de artesanato de vários artistas locais.

  • 2002 – O Terceiro Conselho de Administração é constituído pelo seu Presidente, o Vereador do Ambiente Prof. Doutor Joaquim Poças Martins, pelo Vereador do Turismo António Barbosa e pelo Prof. Doutor Mike Weber.

A equipa da ELA instala aquários e aqua-terrários com a fauna e flora locais de água doce, no Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia CEAR, criado pela empresa municipal Águas de Gaia, em Miramar. Diariamente, a ELA garante a manutenção biológica e técnica.

Em junho entra o visitante nº 100 000.

  • 2003 – No dia 1 de Maio abre no 1º andar da ELA a exposição permanente «PESCULTURAS», uma colecção de esculturas em barro sobre temas de pesca artesanal portuguesa, feitas por Mike Weber.

O Vereador do Ambiente, Firmino Pereira, é nomeado o 4º Presidente do Conselho de Administração da Fundação ELA.

  • 2004 – A ELA é considerada o “Melhor Jardim Zoológico” em Portugal, baseado numa avaliação oficial da Direção Geral de Veterinária, do Eurogroup of Animal Welfare e Instituto de Conservação da Natureza.
  • 2005 – O Vereador do Ambiente, Dr. Mário Fontemanha, é nomeado para 5º Presidente do Conselho de Administração.

No CEAR é instalado uma escultura em bronze da autoria de Mike Weber, mostrando um pescador de enguias-de-vidro acompanhado pelo seu filho.

  • 2005 – No dia 13 de julho é inaugurado o Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento, Prof. Doutor Francisco Nunes Correia.
  • 2006 – O visitante nº 200 000 é uma aluna de medicina da UP.
  • 2008 – Mike Weber apresenta no 7º Congresso Internacional de Aquários em Xangai, China, um Poster sobre as práticas de conservação da natureza na ELA. Neste congresso participam 700 delegados de 290 aquários públicos de 45 países.
  • 2009 – O 10º aniversário da abertura ao público é celebrado no dia 1 de Julho. A ELA lança um novo Guia em português-inglês, editado pelas Edições Afrontamento, Porto.
  • 2010 – A Vereadora do Ambiente da CMG, Engª Mercês Ferreira, é nomeada a 6ª Presidente do Conselho de Administração.
  • 2011 – No dia 1 de julho, no décimo segundo aniversário da ELA, decorre no Aquário o 1º Concurso do Melhor Prato de Culinária na Categoria de Marisco/Peixe, com a participação de oito restaurantes locais.

Em agosto o número de visitantes alcança 300 000.

  • 2012 – Chega a ELA um lavagante (Homarus gammarus), capturado numa rede a frente de Espinho, em 30 m de profundidade, com um peso de 5,5 kg, um comprimento total de 53 cm, e uma idade de cerca de 80 anos.
  • 2013 – A Fundação ELA é extinta pela CMG e, por decisão do Presidente da CMG, Dr. Filipe Menezes, a Estação Litoral da Aguda integra a empresa municipal Águas e Parque Biológico de Gaia.
  • 2014 – O Prof. Doutor Mike Weber e o Doutor Eng.º Jaime Prata lecionam o módulo intensivo “Introduction to Marine Biology and Ecology”, de um curso de Doutoramento local, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na Universidade de Cabo Verde, Ilha de Santiago, cidade da Praia.
  • 2015 – Na ELA é assinado o Contrato de Parcerias do Programa GAL DOURO ATLÂNTICO – DLBC COSTEIRO pelo Presidente da CMG, Prof. Doutor Eduardo Vitor Rodrigues, e outros municípios. Durante este evento é apresentado a maqueta do projeto «Portinho da Praia da Aguda» por Mike Weber.

O número de visitantes chega aos 350 000.

  • 2016 – Decorre na ELA, ao longo de três meses, o 1º Concurso Fotográfico com o tema “A Vida nos Aquários” que é ganho pelo fotógrafo José Agostinho Azevedo Silva da Maia.

A ELA é visitada pelo Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, no âmbito de uma intervenção do Diretor da Agência Portuguesa do Ambiente APA/Direção Norte, Eng.º Pimenta Machado, sobre os futuros projetos do Litoral Norte.

  • 2017 – No dia 27 de maio é celebrado no Aquário o 1º Casamento civil de Joaquim Fernando Guedes de Sousa e Mónica Elisabete Braga Margaride.

É executado um novo mural a cores, por Mike Weber e sua família, na parede da casa em frente da ELA.

  • 2018 – Em maio decorre na ELA o evento «É do Mar d´Aguda», organizado pela Junta de Freguesia de Arcozelo e CMG, apresentando atividades como Contos, Show-cooking, Teatro-de-Rua e Jogos-na-Praia.